Você está aqui:Home » Amigos da Velocidade » Indy » Saiba quem é Tony Kanaan, vencedor da Indy 500 em 2013

Saiba quem é Tony Kanaan, vencedor da Indy 500 em 2013

Tony KanaanAntoine Rizkallah Kanaan Filho, ou Tony Kanaan como é conhecido nas pistas do mundo nasceu em Salvador, na Bahia em 31 de dezembro de 1974 e passou a se interessar por corridas desde criança quando seu pai o levava para corridas de kart. Ele obteve sucesso no kartismo, sendo reconhecido por muitos como um dos melhores kartistas brasileiros de todos os tempos.

Sua passagem para os carros se deu quando ele chegou à F-Ford e posteriormente à F-Chevrolet no começo dos anos 90 e em 1994 ele rumou para a Europa, mais precisamente na Itália, onde disputou e venceu a F-Alfa Boxer naquele ano. Em 95, ele chegou à F3 italiana, mas sua vida mudaria radicalmente no ano seguinte.

Em 1996, Tony atravessou o Atlântico e foi tentar a sorte nos Estados Unidos, onde disputou a primeira temporada sendo o estreante do ano e venceu a edição seguinte, em 1997. Sua chegada à CART em 1998, quando foi contratado por Steve Horner, dono da Tasman e conseguiu dois pódios e 11 pontuações naquele ano, terminando o certame em 9º lugar. A temporada de 1999 foi ainda mais feliz para o baiano, que obteve sua primeira vitória na categoria ao triunfar nas 500 milhas de Michigan.

Nas temporadas de 2000 e 2001, ele não teve muito destaque na Mo Nunn Racing, mas em 2002 voltou a vencer e a frequentar as 500 Milhas de Indianápolis. Em 2003 ele chegou à Andretti e em 2004, Tony chegou ao seu único título na F-Indy. Além disso, ele estabelceu um recorde ao completar todas as voltas daquele campeonato e ter estado 15 vezes entre os cinco primeiros. Na Andretti, Tony ficou até 2010, quando o seu principal patrocinador deixou a escuderia e ele teve que procurar um novo time.

Tony começou 2011 como piloto do time de Gil de Ferran, mas o dirigente brasileiro não conseguiu viabilizar patrocínios para manter sua equipe em atividade. Contudo, Kanaan não ficou parado e conseguiu o apoio da KV, time que defende até hoje. Naquele ano ele foi pole em Las Vegas e liderava a prova quando aconteceu o acidente fatal de Dan Wheldon. Neste ano de 2013, o piloto teve uma decepção em São Paulo com a pane seca no meio da disputa da prova na cidade, mas foi recompensando com a sua primeira vitória em Indianápolis neste domingo.

O piloto é pai de Leonardo e é praticante de triatlo, além de ter feito uma participação no filme Alta Velocidade.

© 2013 Amigos da velocidade - Todos os direitos reservados - Powered By Wordpress and m.Web

Voltar para o topo